top of page

Entrevistas, relatos de vivências, estágios, intercâmbios, mundo do trabalho e pesquisas.

experiências

Documentários

Teóricos do Urbanismo

O Urbanismo é um campo do conhecimento, que tem a cidade como principal objeto de estudo. Surge no final do século XIX, em consequência das cidades geradas pela Revolução Industrial, em busca de transformações. O crescimento acelerado das áreas urbanas ocasiona nesta época grandes mudanças nas suas configurações, surgem as metrópoles, as conurbações, os grandes conjuntos habitacionais, sem possuir uma infraestrutura mínima. O Planejamento neste período de transição foi precário. Neste cenário surgem teóricos que, inspirados em sentimentos humanitários ou pensamentos políticos, denunciam a higiene física e deplorável das grandes cidades e promovem propostas de ordenamentos urbanos.


Surgem fórmulas e teorias para planejar e projetar a cidade. Duas correntes se destacam: o Progressismo e o Culturalismo. Na primeira, entendem a sociedade industrial como prenúncio de um novo tempo, como uma modernidade necessária e sinônimo de desenvolvimento, o ser humano é tipificado, assim como suas necessidades sociais, os lugares e a estrutura urbana. Para os culturalistas, a industrialização desintegrou a unidade orgânica e as relações sociais que as cidades construíram durante toda a história, a intenção é recriar o passado, onde o ponto de partida é o grupo e não o indivíduo. 
(CHOAY, Françoise. O Urbanismo: utopias e realidades, uma antologia. São Paulo: Perspectiva, 2007.)

OBJETIVO:

Apresentar os autores que fazem parte da história do urbanismo, sublinhando temas de referência para uma compreensão do pensamento acerca do assunto.

 

Trabalho da disciplina de Planejamento Urbano ministrada pela Msc. Claudione Medeiros.

URBANISTAS

JOHN RUSKIN

Aloma Bonamigo, Ana Luísa Pospichil, Taiane Lacerda

CHARLES FOURIER

Bianca Remor Dalsasso, Caroline Hames, Júlia Guizoni Danielski

FRANK LLOYD WRIGHT

Ana Clara Falk dos Santos, Gessica Aline Heinick, Natan Ruthes

bottom of page