top of page

a revista

EDITORIAL

Revista Canteiro - Volume 2 | Número 2 - Novembro de 2015

 

Palavras para transformar a cidade: um canteiro de obras construído sobre um canteiro de sonhos.

 

A Revista Canteiro é um periódico anual que tem como objetivo a divulgação dos trabalhos acadêmicos construídos em torno de estudos urbanos nos cursos da Universidade do Estado de Santa Catarina em Laguna (CERES - UDESC). O espaço da revista constitui um círculo de discussão a fim de contribuir para a qualificação coletiva e possibilitar aos alunos e professores do CERES uma colaboração cada vez mais orgânica e abrangente.  É um espaço unitário que visa contribuir para o trabalho de pesquisadores independentes e grupos de pesquisa através da discussão e da crítica colegiada.

 

De fora pra dentro, a Canteiro objetiva abrir uma porta para que a comunidade espie o que se passa dentro das paredes que cercam nosso centro universitário. De dentro pra fora, busca abrir uma porta para que nossos estudantes expressem suas ideias e suas práticas em direção à cidade.

 

Como um projeto de extensão, a Canteiro deseja participar da partilha, da socialização, e sobretudo da troca de saberes entre a Universidade e a Cidade, entre as palavras e o mundo. Acreditamos que é a extensão universitária que torna a ciência ascecível e dialogante, que dá, pois, vida ao saber. Por isso, a Revista expressa a necessidade do movimento do mundo à palavra e da palavra ao mundo (de fora pra dentro e de dentro pra fora).

 

Para nós, professores, encontrar com as expressões dos estudantes é sempre um processo de aprendizagem - nós, que, já aprendemos cotidianamente com estes. Se defendemos que é preciso valorizar os saberes populares, é fundamental, que valorizemos, antes de mais nada, os conhecimentos que encontramos nos educandos. Estes, por sua vez, aprendem a partir destas janelas e portas que abrimos para que eles observem e invadam o mundo.

 

Mas a Revista Canteiro não se encerra nas palavras encontradas nesta página. Em seu primeiro ano de existência, a Canteiro participou do fomento de pelo menos quatro momentos muitos especiais para a UDESC em Laguna.

 

Primeiro, da organização do Arquitetos Rebeldes, Simpósio sul-brasileiro sobre as políticas da habitação, em que, inspirados por David Harvey em Espaços de Esperança, em junho de 2015 reunimos pessoas (estudantes, militantes, agentes públicos) dentro do mesmo conceito: arquitetos rebeldes. Não aceitando a organização desigual do espaço com naturalidade, buscamos debater juntos caminhos para o fazer-coletivo da cidade.

 

A partir do Arquitetos Rebeldes, a Revista participou da rearticulação do FERU-SC. O Fórum Nacional de Reforma Urbana é uma articulação de organizações brasileiras, que reúne movimentos populares, associações de classe, organizações não governamentais e instituições de pesquisa defensoras e promotoras do direito à cidade, que, com a parceria da Revista volta a circular idéias pelo território catarinense.

 

Ainda, desde o início do ano, vem acompanhando o surgimento do movimento chamado Emtrosa, Escritório Modelo Troca de Saberes do CERES. O Emtrosa é formado por um grupo de estudantes preocupados em praticar os conhecimentos discutidos na Universidade, compartilhando-os com a comunidade lagunense através de ações em espaços públicos, como a construção participativa da Praça da Vila Vitória, um assentamento precário de nossa cidade.

 

Por fim, sua equipe compôs o conceito e a programação visual do Palavramundo,  o 11º Encontro de Extensão da UDESC realizado na primeira semana de novembro deste ano. O Encontro teve como motivo o fortalecimento das pontes entre a Universidade e a realidade social, entre as palavras e o mundo. Inspirados pelo conceito de PALAVRAMUNDO, de Paulo Freire, buscamos refletir sobre a valorização da experiência da realidade como fonte de conhecimento e a importância do diálogo de saberes entre o cotidiano e as práticas científicas/acadêmicas.

 

Estas experiências foram sintetizadas nesta nova roupagem que a revista adquiriu em sua segunda edição, com sessões e processos reformulados. Do cenário modernista de Brasília migramos para a realidade tradicional da favela brasileira - que são, na verdade, complementos contraditórios um do outro.

 

Reafirmando-nos como um projeto extensionista, nós do Conselho Editorial da Revista Canteiro desejamos que, no contexto da UDESC, nossa extensão seja contruída a partir da troca de saberes visando o desenvolvimento autônomo das comunidades com as quais trabalhamos. Que nossa extensão-comunicação vá ao encontro dos subalternos, os oprimidos de Paulo Freire, que seja amorosa com eles e conscientizadora para nós e para eles.

 

Sejam bem vindos ao nosso canteiro!

 

Prof. Renata Rogowski Pozzo

Coordenadora do Conselho Editorial da Revista Canteiro

Vila Vitória, Laguna - SC

Novembro de 2015.

ENVIO DE TRABALHOS

 

O envio de trabalhos pode ser feito a qualquer tempo via e-mail com o assunto "ENVIO" e indicando a seção em que deseja publicar.

 

revistacanteiro@gmail.com


Aceitamos trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes da UDESC e outras instituições.

 

CONTATO

 

Para entrar em contato envie um e-mail para:

 

revistacanteiro@gmail.com

 

SOBRE

A REVISTA CANTEIRO é um periódico eletrônico anual que tem como objetivo central a divulgação dos trabalhos acadêmicos produzidos nas disciplinas que envolvem estudos urbanos dos cursos da Universidade do Estado de Santa Catarina em Laguna (CERES - UDESC), estando aberta para receber quaisquer trabalhos que interajam com a escala da cidade. 

O espaço da revista se constitui como um círculo de discussão a fim de contribuir com a qualificação coletiva e assegurar ao grupo de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Pesca da UDESC uma colaboração cada vez mais orgânica e abrangente. A Interpretamos como um “círculo de cultura”, utilizando da conceituação que Antônio Gramsci desenvolveu em seus cadernos sobre o papel dos intelectuais para a organização social. Neste sentido, a revista é um espaço unitário que visa contribuir para o trabalho dos pesquisadores individuais e grupos de pesquisa através da discussão e da crítica colegiada.

A revista é um projeto contemplado pelo Edital PAEX 2014.

EQUIPE

CONSELHO EDITORIAL
O Conselho Editorial conta com membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC e é responsável por dar um formato à segunda edição. Além disso, o conselho realiza a seleção e revisão dos trabalhos acadêmicos a serem publicados na revista.

 

COORDENAÇÃO

Profª. Renata Rogowski Pozzo

 

ESTUDANTES COLABORADORES

Alisson Pazetto
Ana Clara Falk dos Santos
Elisa Kuhn 
Fabiano Bernardes
Fernanda Delatorre de Quadros
Gessica Aline Heinick
João Paulo Mota 
Tamini Cavalcante Elias

bottom of page