top of page

Entrevistas, relatos de vivências, estágios, intercâmbios, mundo do trabalho e pesquisas.

experiências

Projeto História Oral das Comunidades Pesqueiras de Laguna/SC

O projeto é desenvolvido pela Prof. Renata Rogowski Pozzo com os alunos da disciplina de Introdução à Sociologia, do curso de Engenharia da Pesca do CERES/UDESC. Compreende atividades sistemáticas de observação, registro fotográfico e entrevistas acerca da história e do cotidiano destas comunidades pesqueiras da cidade de Laguna.

 

O objetivo do trabalho é exercitar o pensar e o fazer sociológico entre os alunos e desvendar traços da história das comunidades pesqueiras tradicionais de Laguna, com foco na história da formação destas e seus conflitos com a expansão urbana, a modernização da pesca e a atividade turística na cidade.
 
Podemos indicar como questão norteadora da pesquisa a seguinte: Como as comunidades pesqueiras tradicionais colocam-se diante do processo histórico de modernização da sociedade lagunense?


As comunidades elencadas foram Santa Marta Pequena, Canto da Lagoa Cigana e Farol de Santa Marta, localizadas na região da cidade conhecida como Ilha de Laguna. Com o desenvolvimento urbano da região impulsionado pela construção e atual pavimentação da rodovia Interpraias (ligação com o Farol de Santa Marta), nota-se uma progressiva perda das terras por parte dos pescadores tradicionais da área.


No projeto, trabalharemos com um a chamada entrevista intensiva, que visa aprofundar o conteúdo das informações recolhidas na etapa anterior. Em entrevistas deste tipo utiliza-se um questionário não-diretivo, não estruturado pergunta a pergunta, mas por temas centrais e questões abertas. É um tipo de conversação aprofundada que se desenvolve livremente, na qual o investigador esforça-se para que o entrevistado libere toda sua experiência pessoal sobre o problema que lhe é apresentado. Portanto, é realizada com uma amostra muito pequena de membros da comunidade, porém examinados com profundidade.
 
Nesta seção da Revista Canteiro, serão publicadas periodicamente entrevistas realizadas com pescadores e pescadoras tradicionais de Laguna.

O QUE É HISTÓRIA ORAL?

A história oral é uma metodologia de pesquisa utilizada por diversas ciências sociais (história, antropologia, sociologia, psicologia) que consiste em realizar entrevistas com sujeitos e possui o objetivo de registrar acontecimentos, histórias, modos de vida e costumes de uma comunidade.

 

A entrevista é assumida como uma importante fonte de pesquisa, que é complementada por práticas de pesquisa teórica, documental, registro fotográfico e observações de campo.

ENTREVISTAS

bottom of page