top of page

Entrevistas, relatos de vivências, estágios, intercâmbios, mundo do trabalho e pesquisas.

experiências

Projeto História Oral das Comunidades Pesqueiras de Laguna/SC

        O projeto é desenvolvido pelas Professoras Renata Rogowski Pozzo  e Ana Carolina Vicenzi Franco com os alunos da disciplina de Introdução à Sociologia, do curso de Engenharia da Pesca do CERES/UDESC. Compreende atividades sistemáticas de observação, registro fotográfico e entrevistas acerca da história e do cotidiano destas comunidades pesqueiras da cidade de Laguna.

 

        O objetivo do trabalho é exercitar o pensar e o fazer sociológico entre os alunos e desvendar traços da história das comunidades pesqueiras tradicionais de Laguna, com foco na história da formação destas e seus conflitos com a expansão urbana, a modernização da pesca e a atividade turística na cidade.
 
       Podemos indicar como questão norteadora da pesquisa a seguinte: Como as comunidades pesqueiras tradicionais colocam-se diante do processo histórico de modernização da sociedade lagunense?


       As comunidades elencadas foram Santa Marta Pequena, Canto da Lagoa, Cigana e Farol de Santa Marta, Camacho e Ponta da Barra, localizadas na região da cidade conhecida como Ilha de Laguna. Com o desenvolvimento urbano da região impulsionado pela construção e atual pavimentação da rodovia Interpraias (ligação com o Farol de Santa Marta), nota-se uma progressiva perda das terras por parte dos pescadores tradicionais da área.


       No projeto, trabalharemos com um a chamada entrevista intensiva, que visa aprofundar o conteúdo das informações recolhidas na etapa anterior. Em entrevistas deste tipo utiliza-se um questionário não-diretivo, não estruturado pergunta a pergunta, mas por temas centrais e questões abertas. É um tipo de conversação aprofundada que se desenvolve livremente, na qual o investigador esforça-se para que o entrevistado libere toda sua experiência pessoal sobre o problema que lhe é apresentado. Portanto, é realizada com uma amostra muito pequena de membros da comunidade, porém examinados com profundidade.
 
      Nesta seção da Revista Canteiro, serão publicadas periodicamente entrevistas realizadas com pescadores e pescadoras tradicionais de Laguna.

O QUE É HISTÓRIA ORAL?

A história oral é uma metodologia de pesquisa utilizada por diversas ciências sociais (história, antropologia, sociologia, psicologia) que consiste em realizar entrevistas com sujeitos e possui o objetivo de registrar acontecimentos, histórias, modos de vida e costumes de uma comunidade.

 

A entrevista é assumida como uma importante fonte de pesquisa, que é complementada por práticas de pesquisa teórica, documental, registro fotográfico e observações de campo.

ENTREVISTAS

SANTA MARTA PEQUENA

2014

Dona Dorvalina

Bruno Neves, Carlos Coutinho,
Juliano Vilke, Marina Ferrante

Seu José e Dona Ivonete Fernandes

Carolina dos Santos Machado, Tamires da Rosa

Seu Serafim

 

Elena Abreu, Renata Tolentino

CANTO DA LAGOA

2014

Jeniffer de L. Meirelles, Luanna M. M. Feliciano, Micaella Zelindro

Dona Nilda

CIGANA

2014

Natanael da Silva, Marcos Felipe, Thales Miura, Guilherme Ito

João Batista e Antonio Constante

Terezinha O. Marcolina

Debora da Silva, Larissa Viana Costa, Maria Patrícia, Monique Fernandes

Nilton João de Oliveira

Gabriela Aparecida Machado Mendes, Kamille Nunes do Nascimento, Leonardo Batista de Souza

FAROL DE SANTA MARTA

2015

Sr. Manoel

Daniella Letícia Chaves da Rosa, Nathália Barbosa Assumpção, Grasiela Santos

2016

Xoxó

Aline Henrique e Larissa M. Marques

CAMACHO

2016

Dona Leoni

Antônio Carlos V. Aniceto, Deia Loureni dos Santos, Eduardo de Jesus Paulino, Elisabeth Guterro Flor, Rodolfo da Silva Viana

Celina

Antônio Zambon, Estér Martins, Ismael Ferreira, Mariani Goulart Cardoso, Natálya Bernardelli

PONTA DA BARRA

2016

Eduarda Cardoso da Silva, Gabriela de Amorim da Silva, Leone de Souza Medina, Luciano Domingos Gonçalves, Paola Muller

Seu Olavo

bottom of page